Kite e Wind

Jericoacoara é considerado um dos melhores picos do mundo para a prática do Windsurf devido às suas condições de vento e temperatura. O vento sopra praticamente durante o ano inteiro, mas a melhor época é entre Julho e Janeiro, quando a velocidade gira em torno de 18 a 35 knots, todos os dias, sem parar. Sua direção é side off shore e a temperatura da água é bastante agradável, dispensando o uso de roupas de Neoprene. Um verdadeiro paraíso para velejadores e amantes do Windsurf.
 
A apenas 12 km de Jericoacoara, está a Praia do Preá, considerada um dos principais pontos para prática do Kitesurf, com ventos constantes e direção side on shore, esta praia se consolidou também como ponto de partida para um dos melhores downwinds da costa. O grande diferencial é o downwind com onda, que é o final de dia perfeito após uma seção de aquecimento no Preá.

Durante a temporada de vento é possível cruzar com riders profissionais como Marcílio Brownie (BRA 105), Gollito (V 1), Andre Paskowski (G 2), além de locais como Ian Mouro (BRA 85), Chico Bento (BRA 83), Edvan Souza (BRA 250), entre outros.

De Novembro a Março começa a temporada de ondas que geralmente, passam de 2 metros de altura e em dias de swell, quem gosta de wave riding, pode ficar o dia todo na água que é diversão garantida!

Além disso, a Kalango Expedições organiza para os velejadores passeios de um dia para Tatajuba e Lagoas. Uma oportunidade única de velejar em lugares totalmente diferentes com assistência de instrutores profissionais e equipamentos atualizados.

:: KITESURF ::

Para quem não conhece, o Kitesurf é um esporte com uma pipa (kite), que é responsável por capturar a força do vento e uma prancha, que permite que o praticante surfe e deslize sobre a água.

Agora, tente imaginar o prazer que esses dois elementos juntos, água e vento, podem proporcionar ao praticante...

Imagine andar sobre as águas e voar alto guiado apenas pela força do vento, onde o combustível é dado pela mãe natureza curtindo um belo pôr-do-sol e sentindo aquela sensação de liberdade que só um bom vento batendo no rosto consegue dar. Isso é Kitesurf! 

Desde Julho de 2006 a Vila Kalango é parceira da escola de Kitesurf “Rancho do Kite”, que funciona dentro da Pousada Rancho do Peixe, é considerada hoje uma das melhores escolas de kite do Brasil, com instrutores formados pela IKO (International Kiteboarding Organization) e com certificado em Primeiros Socorros. Além disso, estão aptos para ministrar aulas em português, inglês, espanhol, italiano e francês. 

Os cursos têm duração de um, dois ou três dias, com aulas práticas na praia desde o primeiro momento. Além disso, o aluno utiliza um sistema de rádio acoplado ao capacete que o ajudará a receber instruções mesmo quando estiver sozinho dentro da água. 

Estes cursos também são oferecidos para crianças que desejam aprender o esporte desde cedo, sem abrir mão da segurança que a escola proporciona.

Para mais informações sobre a escola e os cursos acesse o site: www.ranchodokite.com.br

:: WINDSURF ::

O Windsurf é um esporte mais conhecido, já que trata de uma modalidade olímpica de vela. O praticante deste esporte fica em pé em cima de uma prancha semelhante a prancha de surf, mas conta com uma vela que varia de dois a cinco metros de altura. Assim, basta utilizar a força do vento e direcionar a prancha para onde deseja e planar sobre a água.

Dentro da Pousada Vila Kalango está localizada a escola Tico Wind Jeri, onde todos podem aprender a prática de esportes náuticos de aventura, e para isso, não é necessário ter muita familiaridade com a água. Os instrutores são altamente capacitados, em sua maioria nativos da região, ministram aulas em português, inglês, espanhol e italiano e estão preparados para ensinar iniciantes, intermediários e avançados. 

A guarderia de Windsurf possui equipamentos Neilpryde e JP disponíveis para aluguel. Para crianças, as velas especiais Hot Sails Maui Microfreak 0.8 à 3.2, facilitam o aprendizado tornando-o mais rápido e eficaz, um dos diferenciais da Tico Wind. 

A escola também é responsável por organizar passeios de um dia para os aventureiros velejarem em lugares diferentes, explorando os melhores picos no entorno de Jeri, onde além de velejarem o dia inteiro, terão contato com a cultura local.

Para saber mais sobre os equipamentos e como as aulas são ministradas, visite o site: www.ticowindjeri.com